Mestre Môa do katendê

Mestre Moa do Katendê


Mestre Môa do Katendê é baiano de Salvador. Artista ligado às tradições Afro-baianas; compositor, dançarino, capoeirista, ogã-percussionista, artesão e educador, tendo descoberto suas raízes aos oito anos de idade no "ILÊ AXÉ OMIN BAIN" terreiro de sua tia e incentivadora.

Em 1977 consagrou-se campeão do Festival da Canção Ylê Aiyê, o primeiro bloco afro do Brasil, e em Maio de 1978 fundou o afoxé "Badauê", que desfilou pela primeira vez no ano seguinte e tornou-se campeão do carnaval na categoria de afoxé. Nos anos 80, 82 e 83, o "Badauê" mais uma vez sagra-se campeão.

Em 1995, com a união de colegas e admiradores da cultura afro brasileira, surge o grupo de afoxé "Amigos de Katendê", que neste mesmo ano participou do carnaval em São Paulo na Cohab José Bonifácio. Em 1996 o grupo viaja a Salvador reintegrando os componentes do "Badauê" e outros afoxés e desfila no carnaval, estabelecendo assim um intercâmbio entre Bahia e São Paulo. Hoje, Mestre Moa é o coordenador geral do afoxé "Amigos de Katendê".

Atualmente Mestre Moa do Katendê vem ministrando oficinas de afoxé e capoeira na Bahia, Sudeste e Sul do Brasil, na Colômbia e na Europa. Como compositor tem se dedicado a escrever a memória dos mestres da cultura popular, a exemplo do cd “Na Porteira do Dique”, que retrata a história da Capoeira Angola na Bahia. Como artesão tem trabalhado a confecção de instrumentos como o berimbau, caxixi, xequerê, etc. ministrando oficinas em grupos de capoeira e outros. Como percussionista e dançarino tem-se empenhado no ensinamento e na apresentação de ritmos e danças ligados à cultura popular da Bahia, em especial a releitura dos afoxés tradicionais até o surgimento do “Badauê”.


Foi Presidente da Associacão Brasileira de Capoeira Angola – ABCA
Participou de diversos documentarios sobre Capoeira e Cultura Afro-Brasileira;
Coordena atividades e Oficinas por todo o Brasil e no mundo.